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SERVIÇOS LOGÍSTICOS ESTRATÉGICOS & OPERACIONAIS

Uma estratégia logística bem estruturada é um elemento essencial para o sucesso do negócio e apoiará diretamente a realização dos objetivos gerais da organização.
Abordagem
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Embora seja importante entender como as cadeias logísticas funcionam e identificar e explorar oportunidades, é essencial primeiro entender o contexto de negócios no qual esta cadeia opera. Abordamos a estratégia e o design da cadeia logística a partir da perspectiva de todo o negócio: qual é o objetivo do negócio, para onde está indo, quem e onde estão seus clientes (e como eles se projetam no futuro), como o negócio planeja cumprir suas metas nos próximos anos? Trabalhamos junto aos líderes de negócios para capturar e esclarecer a intenção e o propósito do negócio - trabalhamos para entendê-lo como se fosse nosso.

 

Uma vez que a estratégia de negócios esteja clara, definimos como a cadeia logística deve responder a ela, agora e conforme ela evolui. Nós consideramos:

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  • o que deve ser produzido ou comprado e em quais locais

  • como os produtos devem ser distribuídos 

  • onde e quanto produto deve ser mantido para satisfazer o objetivo do negócio

  • quais são os cost-drivers e o quão sensível é o resultado final para eles

  • a capabilidade necessária para operar a cadeia logística e executar a estratégia

  • quando, ou se, fazer uma escolha entre o gerenciamento da cadeia logística terceirizado e interno

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Resultados e Benefícios

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  • uma estratégia e um plano de cadeia logística claramente definidos e aderente aos objetivos dos negócios

  • clareza sobre o que é necessário para desenvolver, implementar e manter uma cadeia logística eficiente

  • uma compreensão profunda dos impactos financeiros das opções de design da cadeia logística

  • uma cadeia logística com potencial para incorporar as melhores práticas e resiliência no ambiente de negócios

  • roadmap para a implementação de uma estratégia de cadeia logística e seu respectivo design operacional associado

  • um business case bem fundamentado e bem compreendido

Desafios
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As necessidades da cadeia logística são transformadas com o tempo: o que era um design perfeito para um modelo de negócios há alguns anos atrás, pode não ser mais apropriado. A cadeia logística muda por algumas razões, tais como:
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  • crescimento da empresa, do mercado, dos competidores, etc...

  • mudanças de fornecedor

  • mudanças nas expectativas de serviços ao cliente

  • custos de transporte, mão de obra e instalações

  • fusões, aquisições e desinvestimentos

  • mudanças no produto e no mercado

  • mudança das expectativas de custo ou lucratividade, margens, etc..

  • a proliferação de canais go-to-market (por exemplo, varejo omni-channel e atendimento online)

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Oportunidades

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O redesenho de uma cadeia logística deve permitir a entrega de produtos e serviços aos clientes em um prazo e com um nível de integridade que atenda às suas expectativas e o fazer com o melhor trade-off custo-benefício. Cadeias logísticas reprojetadas frequentemente apresentam aumentos na flexibilidade (a capacidade de acomodar mudanças inesperadas nas expectativas do cliente ou eventos ao longo da cadeia logística), visibilidade (a capacidade dos operadores saberem o que está acontecendo) e controle ( a capacidade de agir para diminuir o impacto das mudanças e eventos). Isso geralmente resulta em:

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  • maior satisfação do cliente (e benefícios de fidelidade associados)

  • redução na retenção geral de estoque (e o aumento associado em capital disponível)

  • custos menores na cadeia logística (e maior competitividade)

  • maior satisfação e engajamento das equipes e clientes internos e externos

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Custo para "atender"

CUSTO PARA "ATENDER"

  • compreender os custos associados a diferentes rotas para o mercado e diferentes comportamentos do cliente, é a chave para o desenvolvimento de uma estratégia coerente de atendimento ao cliente.
  • Compreensão de quais clientes são lucrativos e quais não são. Isso permite que uma organização considere opções de serviço alternativas para aumentar a lucratividade.
  • Compreensão de quais produtos são lucrativos e se alguns devem ser descontinuados. As informações podem direcionar os preços desejados para novos produtos.
  • aprimorar suas decisões de negócios.
  • suporte para usar dados de custo de serviço para construir modelos de serviços para melhor atender o cliente.
  • extração de dados de custo, pedido e logística para análise.
  • feedback sobre os principais custos relacionados com o serviço prestado ao cliente. A análise por cliente pode demonstrar a lucratividade relativa de contas diferentes.
  • Análise de canais, incluindo uso de distribuidores, agentes, etc. e a lucratividade de cada canal.
  • Mudanças no portfólio de produtos, níveis de serviço para diferentes grupos de clientes, ênfase em diferentes canais de vendas e uso de vários canais de distribuição podem ser ajustados para melhorar a lucratividade do negócio e focar recursos limitados nas áreas de maior valor.
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NETWORK OPTIMISATION

  • esses tipos de projetos são normalmente realizados como resultado de um crescimento significativo do negócio, aquisições ou necessidade de reduzir a complexidade e os custos da cadeia de suprimentos.​
  • determinar a cadeia de suprimentos ou a rede de distribuição ideal para satisfazer a demanda do cliente em níveis de serviço especificados e com o menor custo. A rede pode ser modelada da fábrica ao consumidor, levando em consideração todos os principais fatores de custo e serviço, tais como: 
    • melhor localização
    • tamanho e frequência do pedido
    • custos de transporte
    • tipos de veículos de transporte
    • modais de transporte
    • tamanho do armazém (Centro de Distribuição), localização, recursos, custos ...
    • requisitos de nível de serviço
    • localizações de fábricas e fornecedores
    • portos de entrada para produtos importados e muitas outras variáveis-chave
  • os recursos e benefícios incluem:
    • custos de distribuição reduzidos
    • melhor compreensão das necessidades e opções de atendimento ao cliente
    • melhor compreensão dos custos do serviço
    • equilíbrio adequado de custos de armazenamento, estoque e transporte
    • mapeamento gráfico da demanda e densidade do cliente
    • este tipo de trabalho é frequentemente vinculado à análise de lucratividade do cliente, análise de lucratividade do produto e auditorias de custo de serviço (CTS)
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Network optimisation

TRANSPORTE & DISTRIBUIÇÃO

  • mapeamento dos processos de transporte, revisando e identificando oportunidades de redesenho das operações de distribuição.
  • A modelagem e a análise de opções alternativas de transporte podem determinar a solução ideal para sua atividade atual e identificar como e onde os custos podem ser reduzidos e os níveis de serviço melhorados com a reconfiguração da operação.
  • localizações alternativas de estoques.
  • avaliação de diferentes tipos de veículos.
  • avaliação de modais e transporte intermodal.
  • Prazos de entrega mais curtos / mais longos, revisão do nível de serviço desejado.
  • uso seletivo de transportadoras de acordo com o valor do pedido, região de entrega ou tamanho do pedido.
  • relatório completo cobrindo os resultados da modelagem, com uma apresentação para revisar as descobertas e as próximas etapas.
  • avaliar índice de sinistralidade durante a operação de transporte e elaborar plano de ação efetivo.
  • análise do escopo de serviço contratado, procedimentos, processos, indicadores de performance, metas e níveis de serviço acordados.
  • elaboração, apresentação, validação e implementação do plano de melhoria operacional.
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Transporte & Distribuição

ARMAZENAGEM

  • examinar criticamente suas estruturas e processos no que diz respeito à sua eficiência, identificar deficiências, e estabelecer o potencial de otimização. O depósito ou CD atende os requisitos desejados ? Possui a equipe devidamente treinada sobre as regras do negócio ?
  • KPIs estão implementados ?
  • plano de ação de emergência e segurança.
  • plano de contingência.
  • a utilização cúbica e densidade de ocupação e uso geral pode ser melhorado? O layout está ajudando ou atrapalhando a produtividade ?
  • o atual MHE (Mechanical Handling Equipment) é adequado para a operação planejada? A produtividade e a capacidade podem ser melhoradas com equipamentos alternativos? 
  • os SKUs estão na área certa? A movimentação geral pelo depósito é minimizada? Há pontos de congestionamento desnecessários?
  • desenvolver formas de tornar mais eficientes o desenho de seus processos, suporte de TI, uso de tecnologia e organização de pessoal.
  • apoio na implementação e treinamento de pessoal.
  • avaliação dos resultados usando uma análise de custo-benefício, tanto qualitativa quanto quantitativamente, e selecionar as medidas adequadas em conformidade.
  • o atual WMS suporta a operação planejada? Qual funcionalidade é necessária para melhorar a produtividade? O investimento em uma nova funcionalidade é econômico? Qual é o retorno?
  • análise do escopo de serviço contratado, procedimentos, processos, indicadores de performance, metas e níveis de serviço acordados.
  • elaboração, apresentação, validação e implementação do plano de melhoria operacional.
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Armazenagem

MELHORIA DE PROCESSOS

  • um programa de melhoria de processos trará benefícios que superam em muito o esforço. Mudanças pequenas e incrementais podem produzir resultados de alto impacto.
  • o compromisso com uma abordagem consistente e estruturada pode ajudar as operações logísticas a se tornarem mais eficientes.
  • avaliar e reconhecer o estado atual de sua operação tornará mais fácil distinguir os pontos problemáticos e, em seguida, implementar estratégias de melhoria.
  • identifique o problema principal abordando a discrepância entre onde você está e onde deseja estar.
  • antes de mapear uma estratégia de melhoria sólida, é importante estabelecer sua (s) meta (s) -alvo, para que você saiba em que trabalhar e como medir o progresso.
  • mapeie uma estratégia - incluir membros da equipe no processo de mapeamento de estratégia é extremamente importante, pois aumenta a adesão e eleva o moral.
  • medir a eficácia - a fim de avaliar a eficácia de suas melhorias, é importante analisar a eficácia de suas ações em relação às suas metas.
  • rastrear projetos e medir melhorias em uma base mensal, trimestral e anual para maximizar o impacto do processo de melhoria contínua.
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Melhoria de Processos

COMÉRCIO EXTERIOR

  • avaliação da performance em tempos e custos da logística internacional (modais, portos de origem e de destino, transit-times, etc...).
  • logística portuária, custos portuários, terminais alfandegados, armazenagem portuária (zona primária e secundária),  intermodalidade (rodoviário - ferroviário).
  • análises e melhorias no on-carriage / pre-carriage.
  • avaliação dos serviços de despachantes aduaneiros: análise do escopo do serviço contratado, KPIs, custos, metas, prazos, atividades que possam ser terceirizadas, dentre outras.
  • redução de leadtimes e custos através do aumento da eficiência operacional através da implementação de um acordo de nível de serviço.
  • demurrage: análise e negociação.
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Comércio Exterior
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